terça-feira, 31 de julho de 2012

A Rainha e o Mago.



Em 31 de julho de 1965 nascia em Yate (Inglaterra) a mulher que anos depois revolucionaria a literatura fantástica e juvenil. Joanne Rowling escreveu seu primeiro livro aos seis anos de idade, o qual deu o título de "Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit".
Na escola, durante sua adolescência, tinha um melhor amigo chamado Sean Harris. Junto com o garoto fugia das aulas sem graça em um lindo Ford Anglia 105E Deluxe. O segundo livro de Harry Potter foi dedicado a ele: "motorista do carro de fuga e amigo dos dias tempestuosos".
Foi para faculdade e por mais que queria fazer Inglês, seus pais a pressionaram a fazer algo que valesse a pena profissionalmente, e ela ingressou no curso de Francês e Línguas Clássicas da Universidade de Exeter.
Quando o namorado de Jo em Exeter foi morar em Manchester, ela passou a procurar um apartamento lá por perto. Mas foi uma escolha errada e ela decidiu voltar para Londres. E foi nesse ponto de sua história que marca a vida, não só dela, mas de milhões de pessoas no mundo inteiro.
Na viagem de Manchester para Londres, Jo teve uma ideia: Harry Potter. Segundo ela, Harry "simplesmente entrou na minha cabeça inteiramente formado" e quando chegou em King's Cross praticamente todos os personagens principais já tinham tomado forma.
O primeiro livro de Harry Potter demorou até ser concluído. Muitas coisas aconteceram nesse meio tempo, o que impediu Jo de seguir. Anne Rowling morreu de esclerose múltipla depois de muitos anos tentando combater a doença. A morte da mãe foi muito forte para a filha.
Logo depois, Joanne foi para Portugal tentar uma nova vida. Trabalhava lá dando aulas de inglês. Foi em Portugal que conheceu o jornalista Jorge Arantes, seu primeiro marido. Jorge era infiel, ciumento e possessivo e o relacionamento era tempestuoso. Tiveram uma filha chamada Jessica e Jo separou-se de Jorge depois que este a arrastou para fora de casa. Joanne resgatou sua filha e os manuscritos de Harry Potter e voltou para o Reino Unido.
Foi morar em Edimburgo, na Escócia. Lá, estava sem dinheiro, sem emprego e com sua filha pequena para cuidar. Foi mais ou menos nessa época que sofreu depressão e isso foi algo que inspirou a criação dos dementadores no terceiro livro. Voltou a escrever Harry Potter, enquanto procurava emprego e cuidava de sua filha.
Harry Potter e a Pedra Filosofal, depois de passar pelas mãos de muitos editores que o recusaram por "falar de colégios internos e bruxaria" chegou até o agente literário Christopher Little, que achou genial e quis publicá-lo. Ele foi lançado na Inglaterra em 1997 pela editora Bloomsbury. A vida de Jo Rowling finalmente tinha mudado e desde então, ela se dedicou a escrever os 6 livros restantes.
Em três anos Jo Rowling deixou de ser uma mãe na assistência social e se tornou uma das mais ricas mulheres em toda Grã-Bretanha. Em 2000, ela fundou a "Volant Charitable Trust" que fornece auxílio a crianças, famílias sustentadas por só uma pessoa e pessoas com esclerose múltipla.
A cada 30 segundos, uma pessoa no mundo começa a ler um livro de Harry Potter. É estimado que mais de 400 milhões de cópias já foram vendidas ao redor do mundo.

Joanne continua a escrever.

Hoje, 31 de julho de 2012, essa nossa Rainha (como nós potterheads costumamos chama-la) está completando 47 anos. Harry Potter completa nesse mesmo dia 32 anos.

Feliz Aniversário Jo! Feliz Aniversário Harry!



Nenhum comentário:

Postar um comentário